// O que é RPPS e quem pode ser segurado deste regime
// Vantagens de pertencer ao RPPS
O AMERIPREV – Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana foi criado pela Lei Municipal nº 5.111 de 23 de novembro de 2.010, e é o órgão responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação das contribuições previdenciárias no Município. Sua principal função é dar aos Servidores Públicos, melhor qualidade em suas aposentadorias, pensões e principalmente nos afastamentos por auxilio doença.
Esse fundo previdenciário é administrado por um Conselho de Administração formado por 09 (nove) Conselheiros escolhidos em eleição pelos servidores e indicados pelo Prefeito, e por uma Chefia Executiva, composta por um Superintendente, um Chefe de Finanças, um Chefe do Executivo e um Chefe de Análise de Benefícios.
Há também um Conselho Fiscal, com 07 (sete) conselheiros eleitos pelos Servidores e indicados pelo Prefeito, que tem a principal função fiscalizar todos os procedimentos administrativos do Instituto, sendo ainda tudo acompanhado pelo Ministério da Previdência e pelo Tribunal de Contas do Estado.
Os Regimes de Previdências foram criados para proteger e amparar o trabalhador e sua família. Durante anos, cada trabalhador contribui com uma parcela de seus ganhos mensais para construir esta segurança, portanto, é fundamental uma previdência estável que devolva a esse trabalhador o investimento que ele fez para seu futuro.
O Ameriprev dará estas garantias aos Servidores Públicos Municipais de Americana, através de uma administração transparente e pelo acompanhamento dos Servidores, dos Conselheiros, do Ministério da Previdência e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
RPPS – Significa Regime Próprio de Previdência Social, ou seja, cada Estado ou Município pode de acordo com a Constituição Federal, criar seu próprio regime de previdência, porém todos devem respeitar os termos da Constituição e as regras definidas pelo Ministério da Previdência.
De acordo com o Artigo 40 da Constituição Federal e com redação dada pela Emenda 20 de 16 de dezembro de 1.998, somente os servidores titulares de cargo público de provimento efetivo é que podem ser segurados do regime próprio de previdência.
Há muitas outras vantagens, que podem ser consultadas através da Lei Municipal nº 5.111 de 23 de novembro de 2.010, lei esta que institui o RPPS – Regime Próprio de Previdência Social e AMERIPREV – Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana.